O blog

Quando pergunto o que acham de História, parte dos entrevistados respondem que "é uma decoreba só, é só saber o que aconteceu em determinadas datas". Trocando em miúdos, uma matéria inútil sem nenhuma ligação com a nossa vida e com outras disciplinas. Para não dizer que é uma matéria chata.

Desde sempre discordei dessa opinião. Mas, também, sou apaixonada por História desde criança, como disse aqui. Datas são importantes: marcos delineadores de épocas, indicadores de eventos. Mas, sem a compreensão do contexto, do processo, a data vira um dado praticamente irrelevante.

Contextos e processos não são importantes para explicar apenas as datas de marcos políticos, aqueles que estudamos na escola. Sendo uma disciplina que trabalha com o homem no espaço e no tempo, a História trabalha com todas as possibilidades humanas de se ocupar o espaço e com todas as ocupações humanas realizadas ao longo do tempo. Sendo assim, o entendimento básico de um contexto político e econômico (o que estudamos na escola) é fundamental para se estudar virtualmente todas as atividades humanas: ciências, artes, esportes. E todas as atividades humanas, até as "exclusivamente lúdicas", podem remeter a fatos históricos: literatura, cinema, música, video game.

Foi pensando nisso, de que tudo é História, que resolvi criar este blog. Não vou aqui realizar análises acadêmicas, ou escrever textos didáticos. A idéia é que se aproveite sim o conteúdo do blog para fins didáticos, mas para lembrar aos alunos de que História é muito mais do que datas e política/economia. Aos alunos de ensino fundamental e aos leigos, que seja um blog que demonstre o quanto História se relaciona a virtualmente todos os demais assuntos humanos, fazendo-se uma ponte com o que é ensinado em sala de aula.

Mesmo não sendo um blog especificamente acadêmico ou didático (o que mais se associa a um site de História). o blog terá ainda muitas abordagens a assuntos históricos, sempre rapidamente relacionando-os aos seus contextos. Contará, assim, com dicas e críticas a filmes, livros, músicas. Dicas de video-games e demais jogos. Fotomontagens e pinturas analisadas. Enfim, um site de uma apaixonada pelo que ensina e estuda para outros amantes da disciplina. E, quem sabe, um blog que ajude pessoas não tão ligadas assim à disciplina a entenderem o porque ela é tão fascinante.







Nenhum comentário: