quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Conferência de Yalta

Churchill, Roosevelt, Stálin (e Darth Vader)
A fotomontagem é da autoria do ilustrador e fotógrafo indonésio Agan Harahap. Faz parte da série Super Hero, em que Harahap usa fotos famosas da II Guerra Mundial para realizar montagens com super heróis famosos na cultura pop.

A foto em questão é uma das mais famosas, a da Conferência de Yalta, de fevereiro de 1945. A essa altura, Hitler estava com a guerra praticamente perdida, e os Três Grandes, diante desse quadro, se reuniram em Yalta, na Ucrânia, para começar a decidir como o mundo seria a partir do fim da guerra. Nessa conferência, decidiram o destino não só da Alemanha (que teria seu território dividido entre os vencedores), mas também de todo o Leste Europeu (no momento sob ocupação soviética e futuramente sob influência comunista).

O personagem adicionado à foto é Darth Vader, de Guerra nas Estrelas. Vilão, braço direito do Imperador Palpatine (um ditador sedento por poder),Vader é um símbolo de opressão e ambição desmedida (assim como o Imperador).

Resultado da  junção desses dois elementos - o histórico e o ficcional - na fotomontagem: uma  rápida equalização dos três líderes vencedores da II Guerra Mundial com um dos maiores vilões da cultura pop. Com uma fotomontagem, o artista indonésio expôs a sua visão política sobre o final da II Guerra: os três maiores dirigentes mundiais (1/3 da população mundial estava sobre o comendo dos três) tinham como maior interesse o poder imperial, não a liberdade dos povos, como propagandeavam.

Existem ainda as interpretações comunista e capitalista. Os favoráveis à primeira não deixam de ressaltar as atrocidades cometidas por Stálin, mas as consideram necessárias para se implementar uma sociedade economicamente mais justa para todos os cidadãos. Os favoráveis à interpretação capitalista ressaltam a ditadura implementada por Stálin, e a necessidade de se conter ao máximo o seu poder. 

São muitas as interpretações evocadas a partir de uma "simples" fotomontagem, e aí está a importância de se ter um razoável conhecimento de História: sem esse conhecimento, a piada passa despercebida. E a crítica à piada.E a possibilidade de se criticar a História do século XX, antecedente do atual momento histórico.








Um comentário:

L.S. Alves disse...

Isso daria um bom debate na sala de aula.