A Filha de Clio

Alinde Gadelha Kühner, a filha de Clio, é uma jovem historiadora recém-formada, mestranda em História Comparada (especializando-me em História da Península Ibérica medieval). A paixão por História remonta à infância, quando ávida leitora de Monteiro Lobato. Os livros em que Lobato escreveu usando elementos de mitologia grega (daí o nome do blog), e especialmente História do Mundo para as Crianças, fez com que a garotinha do primário sonhasse com o dia em que teria aula de História separada de Geografia (no primário, eram os Estudos Sociais...).

Na quinta série (er...sexto ano), encantou-se de vez por História, especialmente com a professora dela, falando de pré-História, não parando de dar exemplos dos nossos ancestrais caçando mamutes (e a Manuela é Tia Mamute até hoje, 15 anos depois). A paixão só cresceu com o tempo, até que na adolescência essa que vos escreve ficou na dúvida entre História e Jornalismo, chegando a prestar vestibular para o segundo.

Mas paixão é paixão, e acabou falando mais alto, com um segundo vestibular prestado para História. Na faculdade, uma boa aluna como nunca tinha sido na vida. Bolsista de Iniciação Científica, estudando hagiografias (escritos sobre santos) medievais da Península Ibérica. No final do curso, foi escrita uma monografia sobre o combate entre santos e o diabo nas hagiografias estudadas ao longo da Iniciação Científica.

Agora, no mestrado, estudando o conceito de santidade a partir de hagiogragias muçulmanas e  cristãs (sempre da Península Ibérica), comparando a santidade cristã com seu equivalente islâmico.